Muitos dizem que os lugares paradisíacos são aqueles que possuem praias e um mar bem azul. Acontece que a Região Centro-Oeste do Brasil, que abriga Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, está aí para comprovar que é possível conhecer lugares maravilhosos e paradisíacos mesmo estando bem longe do litoral.
Para aqueles que gostam de descobrir lugares novos e se surpreender com suas belezas, essa lista é uma ótima dica de roteiro e uma incrível inspiração para as próximas viagens. Dentre os locais estão cachoeiras com águas cristalinas, praias de água doce, rios com peixes coloridos e muito mais. Confira:
ARAGUAIA, GOIÁS
O Rio Araguaia é uma das principais atrações turísticas de Goiás, principalmente no mês de julho, quando a água fica em um nível mais baixo e surgem longos bancos de areia, formando as famosas praias do rio. As praias de água doce atraem milhares de brasileiros e, inclusive, estrangeiros. Algumas barracas se foram na areia, tornando o ambiente ideal para curtir o dia.
RIO QUENTE RESORTS, GOIÁS
Um destino tranquilo e paradisíaco, mas ao mesmo tempo divertido e surpreendente. Talvez essa seja a melhor definição para o Rio Quente Resorts, em Goiás. Ideal para todos os tipos de viajantes, o local possui águas cristalinas incríveis e uma área verde impecável, quebrando todos os pré-conceitos do cerrado.
CALDAS NOVAS, GOIÁS
Caldas Novas é conhecido como uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo, o que quer dizer que, as águas são quentes de forma natural, com temperaturas que vão de 34ºC a 58ºC. Os visitantes desta cidade goiana buscam descanso, junto a benefícios das propriedades terapêuticas das águas, com a variedade dos parques aquáticos.
PARQUE ESTADUAL TERRA RONCA, GOIÁS
A 641 km de Goiânia, na região Nordeste de Goiás, está o melhor destino para quem ama cavernas: o Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR). O espaço abrange uma área de 57 mil hectares e é considerado uma das maiores concentrações de cavernas da América Latina. A porta de entrada para esse paraíso é a cidade de São Domingos, sendo uma boa opção para montar ‘base’ e sair explorando a região.
RIO SUCURI, MATO GROSSO DO SUL
Ele está entre os 10 rios com águas mais cristalinas do mundo e é um dos passeios mais buscados por quem visita Bonito. Estamos falando do Rio Sucuri, principal local para praticar snorkelling e nadar com peixinhos coloridos. A prática pode ser feita por adultos e crianças e não precisa de treinamento e nem muita prática já que consiste em uma verdadeira “flutuação” nas águas com o auxílio de snorkelling, colete de salva-vidas e roupa especial.
PRAIA DA FIGUEIRA, MATO GROSSO DO SUL
A Praia da Figueira é o passeio ideal em Bonito para quem busca tranquilidade e sossego, sendo um dos passeios mais procurados por famílias com crianças. O local é formado por uma lagoa de água doce e cristalina, dando a impressão de ser uma verdadeira praia em meio à natureza.
PANTANAL, MATO GROSSO
O Pantanal, em Mato Grosso, é propício para o turismo ecológico, ideal para quem quer se sentir junto à natureza. O bioma tem 150 mil quilômetros quadrados e se estende por alguns municípios do estado, transformando a paisagem a cada local explorado. Por lá, é possível encontrar uma grande diversidade de animais em seu habitat natural, além de conhecer de perto um dos ecossistemas mais importantes do Brasil.
CHAPADA DOS GUIMARÃES, MATO GROSSO
A imponência natural da Chapada dos Guimarães fez com que, em 1989, fosse criado um parque nacional que leva seu nome. Na área de conservação e em seus arredores fica a maior gruta de arenito do Brasil, cachoeiras como a emblemática Véu de Noiva, uma das maiores do Brasil, além de uma diversidade de paredões de pedra alaranjados e belos rios.
O que achou do conteúdo? Qual desses locais é seu favorito na região Centro-Oeste?
Aproveite essas dicas para programar a sua próxima viagem e conhecer as belezas que o Brasil tem para oferecer, em especial o centro-oeste.